6 de jan. de 2014

A HISTÓRIA DOS FARÓIS AMARELOS



Ultimamente tenho visto uma moda estranha, bizarra, dizem que é "influencia" do tal estilo German Look. Tal moda faz uso de apenas 1 farol de milha amarelo, geralmente no lado direito do para-choques dianteiro. Pra mim não passa de uma casualidade que virou moda. Acho que alguém achou um farol de milha amarelo nas tralhas do avô e como era "vintage" resolveu instalar no carro.
 
Uma moda brasileira é aplicar o "German Look" em carros de origem Italiana, Inglesa, Japonesa, já deve ter até Lada russo "German Look" por aí. É tão engraçado ver essa salada, acho que seria a mesma coisa que vestir roupas de esqui em um jamaicano, porque em Aspen a moda é usar roupas de esqui.
 
 

As ruas brasileiras não comportam o "German Look" e o automóvel foi criado para servir o ser humano e não ao contrário. Enfim, outra hora termino o assunto, agora é falar sobre os faróis amarelos.
 
Em 1936, já preocupada com as intenções alemãs, a França determinou que todos seus carros deveriam ter os faróis amarelos para que a noite fosse possível diferenciá-los de carros do país vizinho Alemanha.
 
 
Tal regra durou até 1993, quando, por pressão da comunidade europeia, a França aboliu a regra e passou a utilizar faróis brancos.
 
Convenhamos que ver os faróis amarelos na Champs-Élysées e na rotatória do arco do triunfo são um charme a mais pra capital francesa.

Mas faróis amarelos tem algum benefício ?
 
SIM, principalmente em tempo ruim, como chuva, neblina e neve.
 
Como?
 
O Filtro amarelo elimina os espectros de cor azul/azul-violeta, esses espectros são os mais difíceis do cérebro processar, pois é o espectro mais "artificial" da luz, inexistente nessas proporções até na luz solar.
 
Em condições de chuva, neblina e neve, onde há o reflexo direto dos feixes dos faróis, a ausência desse espectro se mostra bastante benéfica.
 
O mesmo princípio era o dos óculos "Ambervision" e demais óculos para conduzir veículos no período noturno.
 
No Brasil, a moda dos faróis amarelos de neblina aconteceu desde os anos 70, e no final dos anos 70 até meados nos anos 80 era possível encontrar faróis principais amarelos, principalmente fabricados pela CIBIÉ.
 

Essa produção de acessórios se deu concomitante com a produção de faróis que não eram redondos, até então, todos os carros usavam faróis redondos e a maioria eram Sealed Beans de 5 ou 7 polegadas.
 
Por fim, isso explica porque os Xênons com espectro de milhões de kelvins mais ofuscam quem vem no sentido contrario do que melhora a visibilidade do motorista. E os amarelinhos, tiveram e ainda tem sua razão de existir.

Eu tenho meu parzinho e você ?

 
 Aqui em terras Brasilis é permitido o uso de faróis brancos ou amarelos, de acordo com a resolução 14/98 e posteriores alterações.
 
Fontes:
 
 
 
 
 


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